Metodologia

PERGUNTAS FREQUENTES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA NA HORA DE BUSCAR UMA FORMAÇÃO EM COACHING.
17 de Abril de 2015
PERGUNTAS FREQUENTES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA NA HORA DE BUSCAR UMA FORMAÇÃO EM COACHING.

Se você deseja ser um coach, saiba que essa atividade não dispõe de um órgão regulamentador, por isso, analise bem a proposta da instituição de coaching. Se possível converse com profissionais que fizeram a formação nessa instituição. Evite falar somente com as escolas, pois elas mostrarão que são credenciadas por entidades internacionais ou nacionais de coaches, que formaram milhares de pessoas e que são as mais antigas do setor. Entretanto, as associações, sociedades, federações e institutos de coaching também disputam entre si quem representa com mais autoridade o setor (e a maioria delas nem sequer tem um telefone para atendimento). São instituições criadas pelas próprias escolas de coaching, com título de internacional, para endossarem suas péssimas metodologias. 

O fato de uma escola ter formado muitos profissionais também não assegura sua qualidade. Afinal, ninguém é necessariamente um profissional melhor porque se formou em um curso no qual muitos se graduaram. Aliás, é justamente o contrário; os cursos mais exigentes, em qualquer área, são aqueles que formam poucos profissionais, normalmente os melhores. Também é difícil saber qual é a escola de coaching mais antiga, pois depende do critério: a escola que forma profissionais há mais tempo, aquela que é reconhecida por uma federação ou instituto internacional há mais tempo, enfim, há mais de uma interpretação possível. Dê preferência a escolas que fomentem mais o método do que o estrelato do instrutor. O importante é que você aprenda um método eficiente de coaching, e não que conheça alguém famoso.
 
Instrutores de Coaching Capacitados
Alguns são bons palestrantes e com certeza vão lhe estimular com muita música e dança. Lembramos que isso não é coaching, pois conteúdo não se transmite apenas com palavras motivacionais, mas com muito trabalho, acompanhamento e monitoramento do aluno em sala e também com suporte por profissionais experientes. Outros afirmam ter números, como 5 mil horas, 7 mil horas ou até 12 mil horas de coaching. Você já parou para fazer a conta de quanto tempo é preciso para chegar a estes números?
 
Cuidados com a estrutura do curso
Alguns treinamentos parecem verdadeiros cultos místicos, e em algumas instituições, você não tem direito de perguntar ou tirar dúvidas de coaching, não se tem demonstrações práticas de coaching, salas completamente cheias, sem nenhum acesso ao treinador. Alguns cursos ensinam consultoria em diversas áreas, como: Recursos Humanos, Financeiro, Imagem, Mentoreamento, Vendas, Liderança e Gestão de Pessoas e chamam tudo isso de coaching. E ainda há informações errôneas sobre sistemas avançados de ensino a distância, além de confundir coaching com mentoreamento.
 
Outros CUIDADOS que você deve tomar:
Cuidado com faculdades desconhecidas que afirmam possuir nota máxima no MEC;
- Cuidado com as falsas Certificações internacionais impressas em certificados, pois selo de Certificação Internacional não é impresso, mas sim comprados colados e numerados, por isso verifique a credibilidade dos selos     ofertados no certificado de conclusão.
- Cuidado com metodologias milagrosas, místicas ou espiritualizadas;
- Verifique quais são as empresas que estes profissionais já realizaram trabalhos de coaching;
- Verifique quais são as empresas/clientes destas instituições de coaching;
 
Para aquele que deseja genuinamente ser um coach, fica o convite para ingressar em uma profissão séria, que produz grande impacto na vida das pessoas, das empresas e do País. Assim como em toda carreira, para ser bem-sucedido, você precisa ter força de vontade, um propósito elevado e pensar no longo prazo. Minha missão é formar líderes e fazê-los se interessar em ocupar posições relevantes nas companhias, nos governos e no mundo. Os coaches são decisivos nessa imensa tarefa, pois o único pré-requisito para ser um coach é gostar de pessoas...
 
Existe metodologia diferenciada de uma escola para outra?
Sim, e somos reconhecidos justamente por essa diferenciação. A metodologia do Instituto Brasileiro de Alta Performance pertence conceitualmente ao seleto e disputado grupo de formações sistêmicas e reconhecidamente como as metodologias mais ricas de recursos da atualidade. O Professional Integrative Systemic Coaching já é referência no mundo todo, e agora está aqui, disponível para você. Essa metodologia de presença internacional nos permite sintonia com as exigências do mundo executivo globalizado e com o novo tempo que se inicia, a Era Conceitual.
 
Terei certificação profissional?
Sim, pois o Instituto Brasileiro de Alta Performance  disponibilizará sua certificação tão logo conclua suas formações. Dispomos de diversos cursos e recursos, e seus diplomas poderão contar com 13 títulos internacionais: Executive Coach, Business Coach, Career Coach, Master Coach, Self Coach, Leader Coach, Team Coach, Analista Comportamental, Professional Coach, Life Coach and Appreciative Inquiry, Terapeuta breve, Constelador, e Coach com Ênfase em Autoliderança e Autogestão. Você também poderá com exclusividade fazer parte do ICI -  International Association of Coaching Institutes, órgão de referência no mundo que regulamenta a prática do coaching em 32 países, pelo Metaforum Internacional e outras 10 instituições de coaching espalhadas internacionalmente.
 
Já existe algum órgão regulamentador do Coaching no Brasil?
Infelizmente não, e ultimamente estão sendo criados centenas de órgãos internacionais de coaching, tudo para confundir o consumidor, simplesmente para falar que existe um respaldo e credibilidade. Tenha cuidado! Verifique antes as informações destes órgãos, tais como: número de telefone, número de membros ligados a estas instituições, qual a contribuição e credibilidade que possuem junto às empresas e o mercado.
 
Terei suporte ou acompanhamento especializado após a formação?
Sim, pois possuimos um canal de suporte por e-mail, telefone e skype, e para aqueles que tem principalmente a missão de ser coach, além de suporte, propomos a possibilidade de ser nosso parceiro. Nenhuma outra empresa de coaching no mercado fornece ao cliente apoio igual. O relacionamento e suporte que oferecemos a nossos coaches continuam mesmo depois de você ter concluído o seu treinamento de coaching. Conosco, você pode ter a certeza de que terá todo o respaldo necessário para ingressar com sucesso no mundo do coaching profissional. E mais uma vez repito: você poderá se tornar nosso parceiro de negócios.
 
Para aprender Coaching eu tenho que andar em brasas?
Não, embora a técnica conhecida como "fire-walking" ou "caminhar em brasas" seja utilizada em muitos treinamentos de impacto ou motivacionais de diversas linhas, é importante frisar que essa técnica não faz parte do conteúdo de Coaching. Você não precisará caminhar em brasas ou passar por qualquer tipo de stress físico, mental ou emocional para aprender Coaching.
 
Aprenderei Coaching através de técnicas místicas ou esotéricas?
Absolutamente não, pois os conceitos, teorias e ferramentas que utilizamos na formação em coaching são cientificamente validados e provêm de pesquisadores que são expoentes em suas áreas de atuação, com conteúdos oriundos da Administração, Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva, Neurociência, Ciência Neuroassociativa, Engenharia, Construtivismo, Hipnoterapia, Terapia Sistêmica, Constelações Organizaionais, Sociologia e das ciências modernas. Em síntese, coaching é uma metodologia multidisciplinar com foco em resultados, portanto se não trazer resultados práticos mensuráveis não é coaching. 
 
Qual a relevância da metodologia do Instituto Brasileiro de Alta Performance?
Você não apenas fica por dentro de avanços e descobertas da Neurociência, Psicologia Positiva, Cognitiva e Comportamental, Liderança Organizacional, Desenvolvimento Humano e muitas outras áreas, como também encontra a resposta para perguntas cruciais, como: de que modo o coach pode aplicar isso na prática? Como todo esse conhecimento se traduz em aumento de performance e de resultados para o coach e seus clientes? Fazer esta ponte entre o coach e todas estas fontes de informação e conhecimento está entre os objetivos fundamentais do Instituto Brasileiro de Alta Performance.
 
De que forma me apropriarei dessa metodologia?
Através de rápida transferência do aprendizado, isto é, a aplicação prática imediata de tudo o que foi aprendido em sala.
Você participará de um programa intensivo e fará aplicação de diversas técnicas, ferramentas e assessements de coaching, sem pagar pela utilização das ferramentas após o curso. Isso mesmo, algumas instituições após o curso cobram pelo acesso a suas ferramentas por terem colocado em uma plataforma on-line, mas nós não. Não se trata apenas de reter conhecimento, mas de transformá-lo em competências, ou seja, em habilidades adquiridas e efetivamente em resultados financeiros.
 
Receberei material didático durante e após a formação? 
Sim. O Instituto Brasileiro de Alta Performance não só oferecerá todo o material didático – mas também todas as ferramentas aplicadas durante o curso, incluindo os áudios e os vídeos. Todos os nossos treinamentos possuem ferramentas de metodologia exclusiva, nos quais você encontrará não apenas o conteúdo dos treinamentos presenciais, como também uma série de informações adicionais para complementar seu aprendizado em nossa biblioteca on-line de educação continuada.
 
Posso atuar como Coach imediatamente após a formação?
Sim, você sairá da formação Professional Integrative Systemic Coaching pronto para atuar profissionalmente. Você poderá ainda intitular-se: Professional Coach, Leader Coach, Personal Coach, Life Coach e Coach Estratégico.
 
O que faz a diferença em uma formação de Coaching?
Dispor de uma metodologia confiável é fundamental para assegurar que os resultados do coaching sejam consistentes e possam ser replicados com diferentes pessoas e em diferentes circunstâncias, por isso peça sempre para ver a certificação internacional do treinador do instituto, pesquise em sites oficiais e busque a verdadeira comprovação. Uma grande maioria de treinadores e de escolas de Coaching possuem "emblemas internacionais" de fachada, em instituições criadas pela própria escola.
Perguntas a serem feitas:

√ Qual é a metodologia utilizada na formação de coaches? 

√ Quantas pessoas já a utilizaram?
 
√ O treinador tem alguma graduação universitária?
 
√ Quais pesquisas comprovam a eficácia dessa metodologia em coaching?
  
Quais os ganhos de um Coach Professional após a formação?
Tudo depende do mercado em que você vai atuar, bem  como dos recursos e competências que você já possui. Em nossa instuição temos alguns coachs iniciantes que cobram R$ 250,00 à R$ 300,00 por sessão e alguns na casa de R$ 2.000,00 à R$ 5.000,00 por Coaching Day.
 
Quantas alunos estarão em sala?
Dentro do padrão internacional o máximo é 40 alunos, mas nossas turmas tem entre 15 e 30 por sala.
O Instituto Brasileiro de Alta Performance respeita o valor investido em sua formação, e para isso dará suporte personalizado e individual a você. Turmas maiores que este número prejudicará o seu acesso ao treinador e absorção do conteúdo.
 
Atenção!
Aprender algumas técnicas em institutos de graduação ou pós-gradução não garante que você será um excelente coach. É preciso treinamento especializado em coaching com suporte após a formação. 
Entre em contato conosco agora mesmo e esclareça suas dúvidas: 49 3331 2087 ou atendimento@ibape.com.br

 

Ops! Ocorreu um erro favor contatar o suporte técnico.